O Brasil vai apagar as luzes

Até agora, 36 cidades brasileiras aderiram ao movimento organizado pelo WWF que já mobiliza mais de dois mil municípios

Thays Prado
Planeta Sustentável 

No dia 28 de março, às 20h30 locais, 36 cidades brasileiras se comprometeram a apagar as luzes de seus principais monumentos, por uma hora, como forma de manifestar sua adesão à Hora do Planeta. Este é o primeiro ano em que o Brasil participa oficialmente do movimento.

Entre as cidades que já aderiram à causa estão Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Castro Alves, na Bahia. Além delas, o estado do Amazonas e, no estado de São Paulo, a capital paulista e as cidades de Taubaté, Capela do Alto, Lorena, Osasco, Peruíbe, Tarumã, Penápolis, e Votorantim. 

O movimento organizado pelo WWF em 2007, em Sidney, na Austrália, para chamar a atenção das pessoas para o problema das mudanças climáticas ganhou o mundo. Em 2008, 371 cidades de 35 países fizeram a sua Hora do Planeta e, este ano, já são mais de 2.000 cidades inscritas em 81 países! 

Ao passar uma hora com as luzes apagadas, a intenção não é exatamente economizar energia, mas participar de um ato simbólico – e universal – de engajamento diante de uma questão que afeta a todos os habitantes do planeta. Trata-se de um convite para repensarmos nossos hábitos de consumo e os impactos que causamos sobre o meio ambiente. 

No caso do Brasil, que vem sujando cada vez mais sua matriz energética com a construção de termelétricas e o uso de combustíveis fósseis, fica o estímulo para refletirmos sobre que preço estamos dispostos a pagar por irmos na direção contrária à do desenvolvimento sustentável e da economia de baixo carbono. Ainda vale se lembrar do desmatamento da Amazônia – responsável por cerca de 70% das nossas emissões de gases de efeito estufa – que, por mais que nos pareça distante, é financiado pelo consumo irresponsável do restante do país. 

Felizmente, o assunto parece começar a fazer sentido para cada vez mais pessoas. Sinal disso é que até times de futebol estão comprando a ideia. No dia 28, o estádio João Avelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, vai exibir o vídeo oficial da Hora do Planeta para a torcida flamenguista, que também será transmitido no site do Flamengo e no YouTube. Já no Morumbi, em São Paulo, o torcedor, seja do São Paulo ou do Palmeiras, vai acompanhar o placar do jogo através de um banner do movimento. O fim da partida será marcado pelo apagar das luzes do estádio e o site sãopaulino vai ficar fora do ar durante os 60 minutos de mobilização no Brasil. 

Apague as luzes você também!

Deixe um comentário